Cultura

A Hora da Estrela

Duda fala sobre suas aspirações para o futuro e dos seus sonhos

IPATINGA – “Passagem”, curta-metragem de João André Grossi, foi exibido ontem (8) na 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC), em cartaz no Teatro Governador Pedro Ivo, na sessão de 09:50h. O diretor atribui a seleção do filme para um festival infantil à atuação das duas crianças que compõem o elenco: a ipatinguense Maria Eduarda Magalhães, a Duda, hoje com 11 anos, e o marianense Bruno Cardoso, de mesma idade.

PERSONAGEM
A personagem vivida por Duda Magalhães é uma menina da década de 1940, aventureira, esperta e um tanto atrevida, para os padrões daquela época. “Quando a Duda fez o teste para o papel ela conseguiu trazer para a cena tudo o que precisávamos, sem esforço e com a alegria que era própria da personagem. A Mariana que eu imaginava estava bem ali na minha frente”, recorda o diretor. Nascida em Ipatinga, Duda cursa a 5ª série do 6º ano, na Escola Estadual João XXIII.

Do alto de seus 11 anos, Duda Magalhães diz que não é nem criança e nem adolescente. “Sou mais ou menos e ainda não preciso me preocupar com as coisas do mundo dos adultos”, disse sorrindo.
A rotina de Duda começa às 6 horas da manhã. “Vou pra aula bem cedinho, faço os deveres à tarde, brinco com minhas amigas e faço escola de teatro”, enumera, acrescentando que ama ir ao clube e a parques de diversão.

MEU FILME
Duda não esconde sua felicidade quando fala sobre “Passagem”. “É o meu filme”, sublinha.
Segundo conta, um dos momentos mais felizes da sua vida foi quando soube que havia sido selecionada para integrar o elenco. “Participar das filmagens também foi muito legal. Nem tive medo, porque todo mundo me ajudava: o Dinei, o João André, a Leila e toda a equipe. Com o filme, ganhei muitos amigos. Minha família também me apoiou muito e apoia sempre”, resume.

Quanto ao sucesso de “Passagem”, Duda diz que toda vez que ela sabe que o curta foi selecionado para um festival, que já são quatro em 2013, ela comemora. “Saber que nosso filme foi até pra Europa é muito legal”, festeja.
Duda diz que ser atriz virou projeto de vida. “Quando eu nem esperava, veio a oportunidade de concorrer a uma vaga no filme, fui aprovada no teste e fiz o filme que é um sucesso. Por tudo isso, vou investir na carreira de atriz como profissão”, antecipa.

PAIXÃO
Outra paixão de Duda é arquitetura, outro sonho que ela tem para o futuro e que ela espera que seja de muito amor. “Para o mundo ser melhor, falta esse sentimento entre as pessoas, carinho e preocupação com o sentimento dos outros”.

Duda confessou que além de realizar o sonho de ser atriz, sua participação em Passagem motivou o contato com profissionais da área do cinema, que ela tanto admira. “São pessoas com a mesma paixão pelo cinema, arte, fotografia. Sei que ainda vou conhecer mais pessoas ainda, artistas famosos”, calcula.

SET DE FILMAGEM
João André disse que foi divertido trabalhar com Duda e com Bruno. “Eles animaram o set, brincavam muito e faziam música sobre tudo. Bruno era o letrista e Duda era a coreógrafa da dupla. Até que a gente começasse a filmar, era muita brincadeira e aliviava a tensão do dia de trabalho”, recorda.

João atribui ao carisma dos atores mirins parte do sucesso do filme. “Tanto a Duda quanto o Bruno, claro, além dos outros atores, conquistam o coração e a atenção dos espectadores, com seu carisma, simpatia e verdade em frente à câmera. O elenco é realmente encantador”, destaca.

FESTIVAIS

Desde o início de 2013, “Passagem” já coleciona seleção em importantes festivais brasileiros e fez também sua estréia no circuito internacional.

Em janeiro, “Passagem” fez sua estreia mundial na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes, onde integrou a Mostra Mineira ao lado de filmes de grandes cineastas do nosso estado como Gilberto Scarpa e Elza Cataldo.
No mês de junho, “Passagem” foi o único curta-metragem de ficção brasileiro selecionado para a categoria Competitiva Ficção Internacional do 6º Festival Internacional de Curtas-Metragens do Porto (Porto7), que aconteceu na cidade do Porto em Portugal.

Já nesse mês de julho, Passagem foi exibido ontem na 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. No dia 20, um sábado, será exibido em Ouro Preto/MG como convidado da Curadoria de Artes Visuais do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2013 – em uma sessão especial que acontece no Cine Vila Rica às 19:00h.


Duda Magalhães, atriz mirim de Passagem, conta sobre sua atuação no filme de João Grossi

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com