Cidades

“A Era da Harmonia” é tema do projeto Xerimbabo 2013

IPATINGA – A Usiminas abre as portas para o Projeto Xerimbabo 2013, iniciativa de educação ambiental que chega à 29ª edição em Ipatinga (MG) e ao quarto ano na Mineração Usiminas, na cidade de Itatiaiuçu (MG), região de Serra Azul. O objetivo é fazer com que os participantes reflitam sobre a relação do ser humano com seu ambiente natural, tendo como tema “A Era da Harmonia”. A experiência de parceria com educadores, escolas, alunos e comunidade continua com seminários, concursos e exposição de arte.

ECOLOGIA HUMANA
O tema que norteará as atividades neste ano surgiu a partir de propostas indicadas por educadores e alunos. Nos dois últimos anos as sugestões apontaram para assuntos relacionados à “ecologia humana”, contemplando temas como: ética, paz, equilíbrio, relações humanas, família, escola, respeito ao próximo, virtudes, amor à natureza, cooperação e empatia. Palavras sintetizadas em um conceito clássico que se relaciona às ideias de beleza, proporção e ordem: a harmonia.

“A ecologia humana se diferencia da ecologia geral pelo fato de incorporar na sua análise aspectos culturais peculiares à condição humana. Isso faz com que as ciências biológicas e sociais se encontrem. Entretanto, o ponto comum em todas as suas abordagens é a busca por entender como o ser humano se adapta e evolui em ambientes complexos”, pontua Lélio Costa e Silva, idealizador do Projeto Xerimbabo Usiminas.

Para o gerente-geral de Meio Ambiente da Usiminas, Pedro Luis Ribeiro, o Xerimbabo tem reconhecimento consolidado nas comunidades em cada edição promovida. “Isso se deve, em especial, ao caráter educativo do projeto. Sua continuidade e crescimento evidenciam o pensamento da Usiminas para ações que contribuem para o amplo desenvolvimento humano onde estamos presentes”, destaca.

EVENTOS

As atividades têm início com os seminários de educação ambiental, realizados entre os dias 6 e 11 de junho em Ipatinga, e de 24 a 26 de junho em Itatiaiuçu. Na sequência, o Projeto chega às escolas com os concursos de redação e desenho, além das premiações do educador ambiental e escola ecológica.

A programação se encerra com o convite para exposição do Projeto Xerimbabo Usiminas que neste ano recebe a mostra “O Amor à Terra Desce”, apresentada pelo Governo de Minas e Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A exposição de arte será aberta no dia 6 de agosto em Ipatinga (MG) e em 18 de setembro na Mineração Usiminas, em Itatiaiuçu (MG). A entrada é gratuita para estudantes, mediante inscrições prévias, e comunidade em geral.

ABRANGÊNCIA

O Projeto Xerimbabo Usiminas promove atividades que envolvem todas as faixas etárias e classes sociais. Ele é desenvolvido através de exposições artísticas e científicas, seminários, concursos, atividades lúdicas e visitas orientadas por monitores.

O Xerimbabo ultrapassa fronteiras e recebe estudantes de 110 cidades dos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Em quase três décadas de realização, patrocinado pela Usiminas desde a primeira edição, mais de 2,4 milhões de pessoas já visitaram o Projeto. São crianças, jovens e adultos que tiveram a oportunidade de viver experiências baseadas em princípios como ética ambiental, sustentabilidade e conservação das espécies.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com