Cidades

A cidade das árvores fica mais bonita na primavera

IPATINGA – No Dia da Árvore (21 de setembro), Ipatinga tem, pelo menos, 100 mil motivos para comemorar. Esse é o total estimado de árvores plantadas em áreas públicas da cidade, sem contar as cultivadas pelos moradores, o que aumenta consideravelmente esse número. Não à toa, Ipatinga é reconhecida como uma das cidades mais arborizadas do Brasil, com mais de 100 metros quadrados de área verde por habitante.

Com a chegada da primavera, então, Ipatinga fica mais verde, florida e bonita. Pelas ruas, canteiros, parques e praças, espécies variadas de árvores e flores dão um novo colorido à cidade, saudando a chegada da nova estação.

ESFORÇO CONJUNTO

A grande quantidade de árvores em Ipatinga é resultado do esforço de todos, de quem produz, planta e cuida. A Prefeitura faz a sua parte, protegendo as árvores que já existem, plantando outras, produzindo mudas e reproduzindo uma atitude positiva em relação ao meio ambiente.

Boa parte das árvores, flores e plantas em geral é produzida no Viveiro Municipal, localizado no bairro Jardim Panorama (rua Argemiro de Melo, n° 525), que possui aproximadamente 110 mil mudas, de 156 espécies diferentes (27 medicinais, 64 ornamentais e 65 arbóreas).

No Viveiro Municipal, que faz parte do complexo do Parque Ipanema, são produzidas, em média, 25 mil mudas por mês. Essas mudas são utilizadas em projetos paisagísticos da Prefeitura e distribuídas, gratuitamente, à população. Cada morador pode pegar quatro mudas – à escolha – todo mês, após fazer um cadastro. Mensalmente, são doadas à população, entidades e escolas aproximadamente 6 mil mudas. Outras 15 mil, em média, são plantadas todos os meses em áreas públicas da cidade.

ÁRVORES NOBRES

Entre as espécies plantadas em áreas públicas, os ipês – roxos, rosas, brancos e amarelos – reinam absolutos. A maioria dos novos plantios é de mudas de ipês. Atualmente, estima-se que existam pelo menos 600 espalhadas por todos os bairros, cujo espetáculo da floração está no seu final, antecedendo a chegada da primavera.

Outra árvore considerada símbolo do País, o pau-brasil, também pode ser encontrada em vários pontos. Jacarandás, mognos, pinheiros, palmeiras, aroreiras, sete cascas, astrapéias, cajás, mangueiras e goiabeiras são outras espécies que podem ser vistas pela cidade.


Cidade verde é uma realidade

Ipatinga é, realmente, uma cidade verde. Suas ruas, avenidas, parques e praças possuem uma área gramada total de aproximadamente 450.000m², sendo 40.000 m² de jardins (canteiros e parques) e quase 100 praças públicas e áreas verdes que recebem atenção especial da Prefeitura e serviços permanentes de paisagismo.

Pelo menos 20 espécies ornamentais são utilizadas nas praças e jardins da cidade. As mais comuns são trapoeraba-roxa, trapoerabão, Rhoeo, alho social, azulzinha, clorofito, cóleus, érica, espatifilo, hera roxa, ixora, ligustrinho, lírio amarelo, margarida branca, piléia asa de anjo, pingo de ouro, periquito, resedá amarelo, maranta, liriope, onze horas, vinca, iresine, berduega e llúsia.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Em Ipatinga, árvores também têm status de patrimônio histórico. Desde 1990, duas árvores fazem parte da relação de 16 bens tombados pelo patrimônio do município, o que significa que elas jamais poderão ser cortadas: uma figueira (“fícus elástica”) na esquina da avenida Japão com a rua Nicarágua, no bairro Cariru, e um ipê peroba na esquina das ruas Serra Estrela e Aracaju, no Jardim Panorama.

 

Timóteo comemora Dia com blitz e plantio de mudas
O Dia da Árvore (21) será comemorado em Timóteo com blitz e plantio de mudas. A programação é organizada pela Rede Ambiental Verde Vida, que inclui diversos parceiros, entre os quais a Prefeitura de Timóteo. As comemorações serão abertas no dia 19 de setembro, às 9h, com uma blitz educativa no bairro Santa Maria (em frente ao Cemitério). Haverá distribuição de mudas, panfletos sobre prevenção e combate a incêndios florestais e orientações sobre a importância da preservação de espécies arbóreas.

A programação contará também com a participação de escolas municipais. No dia 22 de setembro, às 8h, haverá plantio de mudas na Escola Municipal de Timóteo, no bairro Alvorada, dentro do projeto “Pensar Globalmente, Agir Localmente”. No dia 23 de setembro, às 8h, haverá plantio de mudas na Escola Municipal Joaquim Ferreira, bairro São José, e no dia seguinte (24), na Escola Maria Aparecida Martins Prado, no bairro Alphaville.

Encerrando as comemorações do Dia da Árvore, no dia 25 de setembro, às 9h, dentro do projeto “Timóteo Mais Verde” será realizado novo plantio de mudas no bairro Timirim. Desenvolvido através de parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Trânsito e Serviços Urbanos, e a Cemig, o projeto propõe a adequação da arborização urbana permitindo a convivência harmônica entre as árvores e os instrumentos públicos como rede de energia elétrica, redes de água e esgoto, iluminação pública e placas de sinalização.

Relevância ambiental
O município de Timóteo se destaca por ter uma parcela significativa de área verde distribuída nas unidades de conservação de proteção integral e uso sustentável, sendo 35% formada pelo Parque Estadual do Rio Doce, e 31,5% a APA Serra de Timóteo, que correspondem a 66,9% do patrimônio ambiental de relevância para a qualidade de vida da população. Dos 145 km² de território de Timóteo, 51,70 km² representam a área do PERD e 44 km² da APA Serra de Timóteo.

O Parque Estadual do Rio Doce, localizado nas cidades de Timóteo, Marliéria e Dionísio, com 35.970 hectares de extensão, abriga a maior reserva contínua de Mata Atlântica de Minas Gerais. Para preservar esse potencial ambiental, vários parceiros se uniram através do Plano de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais, que realizou nos meses de agosto a setembro uma campanha contra os incêndios florestais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com