Cultura

9° Salão do Livro começa hoje

IPATINGA – Uma intensa programação voltada para o incentivo à leitura aguarda o público do Vale do Aço no 9º Salão do Livro Vale do Aço, a partir das 9h, do dia 13 de maio. O evento será realizado até o próximo dia 17, trazendo as novidades do mundo literário e diversificada programação.

No dia 13, será realizada a solenidade de abertura, às 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, com apresentação do espetáculo ‘Cordel de Papel’, com a Cia. Fiorini. Partindo da adaptação do clássico “História de Juvenal e o Dragão”, do nordestino Leandro Gomes de Barros, o espetáculo une a cultura dos versos rimados ao teatro de bonecos.

Embalado por belas imagens e músicas clássicas e regionais, o público viajará pelo universo fantástico de raiz medieval que inspirou essa emocionante história e ainda será ludicamente estimulado a criar muitas outras.
O espetáculo “Cordel de Papel” também estará em cartaz nos dias 14 e 15/5, com apresentação gratuita para as escolas. Esta apresentação é uma co-produção com o Festival Arte em Circulação. Projeto realizado pela 3 Fases Consultoria Artística.

A abertura contará com a ilustre presença dos artistas folclóricos mais celebrados da América Latina e o xilogravurista brasileiro mais reconhecido no mundo: J. Borges. O artista irá expor suas obras durante Centro Cultural Usiminas, durante todo o período do Salão e também ministrará oficina de Xilogravura e Cordel.

FEIRA LITERÁRIA

Durante os cinco dias do Salão do Livro, os participantes poderão visitar a Feira Literária, que contará com 18 estandes e mais de 40 mil títulos. A entrada é gratuita e funcionará quarta-feira sábado das 9h às 22, e no domingo das 9h às 18h.

Além da feira de livro, o evento conta com uma vasta programação que envolve oficinas, espetáculos de teatro, musicais, lançamento de livros, cinema literário, dentre outros.
O Salão do Livro Vale do Aço é uma realização da Paralelo e conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


SERVIÇO

9º Salão do Livro Vale do Aço
Data: 13 a 17 de maio
Horário: 9h às 17h
Entrada franca
www.salaodolivro.com.br

Timóteo participa do 9º Salão do Livro

 Os alunos das 13 escolas municipais de Timóteo participam do nono Salão do Livro do Vale do Aço, que tem início amanhã (13) e vai até domingo (17). Nesta edição, um espaço reservado apenas a Timóteo irá expor os trabalhos literários feitos em sala de aula pelos estudantes do município, que foram previamente selecionados para a divulgação na Feira.

Nos dias 14 e 15 de maio, está prevista uma programação itinerante, que será realizada na Fundação Aperam Acesita. A palestra, ministrada por Heloisa Davino, tem início às 19h e terá a duração de 180 minutos.

Com capacidade para até 45 participantes, a oficina com o tema “Caixa Mágica de Leitura – do MEC para a sala de aula”, destinada aos educadores de Timóteo, irá apresentar a proposta do Ministério da Educação de introduzir ricas obras literárias nas salas de aula das escolas públicas.

O projeto objetiva, por meio de ensinamentos teóricos e práticos, sensibilizar a forma de educação na literatura infantil, proporcionando fácil conhecimento às nossas crianças.

As escolas participantes são: Infantil Monteiro Lobato, Infantil Cecília Meireles, Infantil João Bolinha, Virgínia de Souza Reis, Escola Municipal Limoeiro, Escola Municipal Infantil Ana Moura, Clarindo Carlos de Miranda, Escola Municipal Novo Tempo, José Moreira Bowen, Escola Municipal de Timóteo, Angelina Alves de Carvalho, Joaquim Ferreira de Souza e Profª Maria Aparecida Martins Prado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com