Cidades

50% dos contribuintes entregaram declaração

O contador Renato Pavioni alerta que normalmente não há prorrogação da data da declaração no site da Receita

 

IPATINGA – Dia 30 de abril termina o prazo para que pessoas físicas declarem o imposto de renda anual. Mas de acordo com levantamento da Receita Federal, até o último dia 17 apenas 47,13% dos contribuintes da Região Metropolitana do Vale do Aço haviam feito a declaração. A previsão é de que nos quatro municípios – Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo – 65.990 entreguem a declaração do IR. Em todo o País, conforme dados divulgados ontem (23), 53% dos 25 milhões de documentos já haviam sido confeccionados.
Declarar imposto de renda é uma obrigação que as pessoas físicas têm que cumprir junto à Receita Federal, para informar todos os rendimentos do ano anterior. É uma forma de o órgão apurar a coerência patrimonial dos contribuintes. “É uma prestação de contas que as pessoas físicas fazem à Receita. E sempre tem que ter muito cuidado com todo esse processo para que não haja divergências nas informações dos anos anteriores. Todos os rendimentos devem ser informados corretamente, seguidos das despesas médicas e escolares, dentre outras”, explicou o delegado da Receita Federal, Arilton Faria.
Pessoas que obtiveram rendimento anual superior a R$ 23.499,00 no ano de 2011 são obrigadas a declarar o imposto de renda. Quem obteve lucro inferior, fica isento.

ÚLTIMA HORA
Durante o mês de abril, o trabalho dos contadores aumenta consideravelmente, pois muitas vezes os profissionais são os responsáveis por auxiliar os contribuintes na hora da declaração do imposto de renda. “O mês de abril para a classe contábil já é puxado por causa de outras tarefas”, confirma Renato Pavione, presidente do Sindicato de Contabilistas do Vale do Aço.
O que torna o trabalho dos contadores complicado são as declarações feitas às vésperas do prazo final. Segundo informações da Receita Federal, é comum que as pessoas deixem para fazer a declaração do IR na última semana. “Já é histórico as pessoas deixarem para última hora e os índices costumam ser os mesmos. A dica principal é se municiar, buscar e coletar todos os documentos necessários para não ter surpresas. E para não causar problemas futuros”, alertou Arilton Faria.
O advogado Marcelo Gandra já entregou o documento e disse que sempre se antecipa. “O Imposto de Renda é um tributo de importância ímpar para a sobrevivência do Estado, no sentido econômico. É melhor deixar tudo pronto com antecedência, para não ter dor de cabeça na reta final”, afirmou o advogado.

RISCOS
Faltam menos de dez dias para que o prazo para entrega da declaração de IR se encerre. E os riscos para quem deixa para fornecer os dados de última são muitos. “Não é novidade o acúmulo de informações nos últimos dias. E o grande risco é não conseguir fazer a transmissão dos dados e perder o prazo. Geralmente não tem prorrogação no site da Receita”, comentou Renato Pavione.
Para Marcelo Gandra é importante enviar o formulário no início do prazo, pois é comum o site da Receita Federal ficar lento nos últimos dias. “O sistema trava quando está no final por excesso de congestionamento, ou seja, muitos contribuintes tentando realizar a mesma tarefa simultaneamente. E as pessoas não conseguem expedir suas declarações. Declarar o IR no início afasta o risco de multas por atraso da declaração”, considerou o advogado Marcelo Gandra.
Quem perder o prazo da declaração está sujeito a multa mínima de R$ 165,74. O contribuinte com dívidas vai ter restrições com o CPF, o que acarreta em problemas, por exemplo, para abrir contas em banco.
O site da receita federal para envio das declarações é www.receita.fazenda.gov.br.

 

Declaração: Para facilitar o preenchimento, a Receita atualizou a página especial com o tutorial que simula o desenho de uma linha de metrô, em que cada estação representa uma etapa a ser cumprida até a entrega da declaração. Para encontrá-la, o contribuinte deve acessar o endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br/irpf2012. No site da Receita Federal, está disponível ainda uma lista de perguntas e respostas para orientar o contribuinte.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com