Cultura

25ª edição da Cantata de Natal da Fundação Aperam Acesita encanta público

Bodas de prata foi marcada por resgate a cultural local

TIMÓTEO – A Fundação Aperam Acesita realizou na noite do último sábado e do domingo (14 e 15) sua tradicional Cantata de Natal. Celebrando seus 25 anos, o evento abrilhantou a cidade com suas luzes, cores e sons, encantando os espectadores que lotaram a Alameda 31 de Outubro durante os dois dias do espetáculo natalino.

“A cada ano, procuramos superar as expectativas, sempre trazendo novidades e surpresas para o público. Este ano não poderia ser diferente, ainda mais pela marca dos 25 anos da Cantata. Nesta edição, a proposta foi valorizar ainda mais a cultura regional, trazendo no roteiro grupos, músicos e produção geral aqui do Vale do Aço. Foram muitas mãos trabalhando em prol deste espetáculo que deixa todos maravilhados”, enfatiza o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

Em sua 25ª edição, o evento levou para o público surpresas marcadas pela musicalidade já próprias dos festejos natalinos e por outras manifestações artísticas regionais, como do congado Instituto Cultural Reino do Rosário – Guarda de Moçambique de Timóteo. O grupo marcou presença anunciando o evento juntamente com o Coral Infantojuvenil da Aperam.

Para o mestre regente, Luís Fabiano Dos Santos, levar o grupo de congado para a Cantata de Natal foi uma forma de valorizar a cultura local. “Esta noite foi um momento ímpar em nossas vidas. Eu cresci vendo a Cantata e sempre sonhei em poder trazer o congado para integrar a programação. Esperamos que essa nossa participação seja a primeira de muitas outras”, destaca o mestre regente.

Desfilaram pelo repertório 14 músicas, entoadas pelos 47 coralistas do Coral Infantojuvenil Aperam, regidos pela maestrina Josiane Drumond, e executadas pelos músicos Marcony Carvalho, Wemerson Rodrigues (Geléia) e Calebe Bicalho. Duas das canções foram interpretadas com tradução em libras pela coralista Rebeca Maria Benevenuto, de 11 anos. Há dois anos, a pequena cantora foi motivada pela mãe a aprender libras. “Minha mãe fazia um curso de libras, e eu sempre a acompanhava, daí foi surgindo meu interesse pela língua dos sinais. Depois que ela terminou o curso, continuei estudando pela internet, ampliando meu vocabulário”, conta a aluna. Para a cantora, poder apresentar as obras musicais no dialeto é inspirador. “Todos do grupo deram o seu melhor para o sucesso da Cantata. Espero um dia poder apresentar todas as músicas na linguagem de libras”, otimiza.

Entre a apresentação de uma e outra música, aparições surpreendentes do Papai Noel animavam o público. Hora o bom velhinho aparecia no telhado do prédio histórico, hora na Maria Fumaça. A Cantata também contou com o presépio vivo, interpretado por alunos do Programa Andanças, além de uma contadora de história, que conduziu o espetáculo apresentando contos natalinos .

O brilho promovido pelos fogos de artifícios no final do evento encerrou as noites enchendo os olhos do público que fez questão de manter os olhos fixos no céu enquanto acontecia o show pirotécnico.

Joana Moreira, que veio de Mariana/MG, para prestigiar o evento. “Vim com a minha família compartilhar deste momento mágico que a Fundação promove. É a primeira vez que participo do espetáculo e, sem dúvida, voltarei mais vezes. É um presente lindo de Natal antecipado”, comemora.

CASA DO PAPAI NOEL

O Papai Noel estará na Fundação Aperam Acesita recebendo visitas da comunidade entre os dias 17 a 23 de dezembro, sempre de 19h30 às 22h30.Os visitantes poderão tirar uma foto com o bom velhinho e terão acesso à fotografia pelo Facebook da Aperam (https://www.facebook.com/aperamnobrasil/)

A entrada é gratuita.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com